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Política de Segurança do Paciente

São as diretrizes definidas pela diretoria, as quais traduzem as regras gerais da organização, para oferecer uma assistência segura aos pacientes.
A assistência segura contempla as ações para prevenir ou reduzir a ocorrência de incidências nos serviços de saúde.
Ela visa contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, instituindo ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade assistencial.

 

Objetivos específicos:

  • Apoiar e desenvolver a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente;
  • Produzir e difundir conhecimentos sobre a segurança do paciente;
  • Promover a melhoria contínua, por meio da análise e avaliação sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Implantar a cultura de segurança, implementando ações de controle dos riscos de forma sistemática e eficaz;
  • Maximizar a participação de todos os colaboradores com a melhoria contínua dos processos assistenciais.

 

Adoção de um Plano de Segurança do Paciente (PSP):

Será desenvolvido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e tem o intuito de nortear as ações de segurança do paciente na instituição.

Na Jamous, optamos pela unificação do Núcleo de Segurança do Paciente, Gestão de Riscos e Gestão da Ética (NSP/GR/GE), pois entendemos que é a mesma equipe multidisciplinar assim como são assuntos complementares e afins.

Adoção de protocolos de segurança do paciente baseados em evidências e validados por entidades e internacionais de referência:

Monitoramento de indicadores de qualidade e segurança do paciente.

Adoção de política de notificação para relatar eventos adversos relacionados à assistência à saúde.

Estímulo e oferecimento de programas de capacitação e educação continuada em saúde, como o objetivo de melhorar os resultados de atenção à saúde.